:: UNESP : Câmpus Experimental de Dracena ::
Câmpus Experimental de Dracena
Câmpus Experimental de Dracena
     
 
Estágio Docência :::
Portaria CEDRAC Nº 21/2010 – CE

 

Estabelece normas para o Estágio de Docência junto ao Curso de Zootecnia no Campus Experimental de Dracena.
 
O Coordenador Executivo do Campus Experimental de Dracena, no uso de suas atribuições legais, expede a seguinte PORTARIA:
 
DA REGULAMENTAÇÃO DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DOCÊNCIA

Artigo 1º - Para a realização do Estágio Docência, previsto na Resolução UNESP Nº 4, de 22 de janeiro de 1997, os alunos deverão observar o disposto na referida Resolução (alterada pela resolução UNESP Nº 78, de setembro de 2002) e a presente regulamentação, definida pelo Conselho de Curso de Graduação em Zootecnia (CCG-Z).

 
DOS CANDIDATOS

Artigo 2º - Poderão realizar Estágio de Docência, participando em Disciplinas ministradas junto ao Curso de Zootecnia, alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior.

 
DO DIREITO A CRÉDITOS E AS HORAS PELO DESEMPENHO

Artigo 3º - Os créditos a que os alunos terão direito, quanto à realização do Estágio de Docência, serão definidos pelo Conselho de Curso de Graduação em Zootecnia (CCG-Z), após a apresentação do Relatório Final.

 
DOS LIMITES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

Artigo 4º - Cada aluno de pós-graduação poderá estagiar em apenas uma disciplina da graduação por semestre, e em apenas uma turma desta disciplina, quando houver subdivisão de turmas.

Parágrafo 1º - Para aluno de Mestrado, a duração máxima do estágio será de 01 semestre letivo;

Parágrafo 2º - Para aluno de Doutorado, a duração máxima do estágio será de 02 semestres letivos, em disciplina anual ou disciplinas semestrais, desde que em semestres diferentes;

Parágrafo 3º - O estagiário deverá ter a carga horária máxima de 04 (quatro) horas semanais de estágio.

 
DOS LIMITES ESTAGIÁRIOS POR TURMA DE GRADUAÇÃO
Artigo 5º - Cada turma do curso de graduação só poderá receber um único estagiário por disciplina.
 
DO PROJETO

Artigo 6º - A realização do Estágio de Docência exige Projeto Específico, o qual deve atender às peculiaridades do Projeto Pedagógico do Curso de Zootecnia e visar à melhoria da qualidade do mesmo.

Parágrafo 1º - O Projeto Específico para a realização do Estágio de Docência deverá ser elaborado pelo estagiário em conjunto com o Professor Orientador do projeto de pós-graduação e o Professor Responsável pela Disciplina de Graduação na qual o Estágio for realizado.

Parágrafo 2º - O Projeto Específico para o Estágio de Docência deverá ser aprovado pelo Conselho de Curso de Graduação em Zootecnia.

Parágrafo 3º - O pós-graduando deverá confirmar a realização do estágio ou, pelo menos, a matrícula na atividade até o início do quarto semestre, no caso do mestrado, ou no início do oitavo semestre no caso do doutorado.

Parágrafo 4º - Para o início do Estágio de Docência, o respectivo Projeto Específico deverá ser apresentado nos seguintes prazos.

I - até 31 de maio – para Disciplinas oferecidas no 2º semestre (na seção de graduação já aprovado      pelo conselho do departamento);

II - até 30 de novembro – para Disciplinas oferecidas no 1º semestre (na seção de graduação já aprovado pelo conselho do departamento).

Parágrafo 5º - O Projeto deverá ser apresentado conforme modelo sugerido pelo Conselho de Curso de Graduação em Zootecnia.

 
DAS ATIVIDADES INTEGRANTES
 

Artigo 7º - São atividades compreendidas no Estágio de Docência as seguintes:
I - regência de classe;
II - apontamentos sobre aulas (resumos);
III - participação em seminários;
IV - participação em aulas teóricas e práticas;
V - participação em atividades extraclasse.

 
DA SUPERVISÃO

Artigo 8º - A supervisão das atividades durante o período de Estágio dar-se-á da seguinte forma:

I - A supervisão imediata e a avaliação imediata das atividades desenvolvidas pelo estagiário são atribuições do Professor Responsável pela Disciplina na qual o estágio será realizado.

II - A supervisão imediata e a indicação da matéria na qual o estágio será realizado são atribuições do Professor Orientador.

 
DO RELATÓRIO FINAL

Artigo 9º - O Relatório Final das Atividades do Estágio de Docência, acompanhado de Parecer de Avaliação do Professor Responsável pela Disciplina na qual o estágio foi realizado, deverá ser apresentado ao Conselho de Curso, este indicará o número de créditos e de horas a serem considerados em virtude do Estágio.

Parágrafo 1º - O relatório final relacionado ao estágio de docência deverá ser apresentado ao Conselho de Curso de Graduação em Zootecnia 30(trinta) dias após o término do referido estágio, nos moldes sugeridos pelo conselho.

Parágrafo 2º - O Conselho de Curso de Graduação em Zootecnia dará conhecimento da avaliação do Relatório Final à Seção Técnica de Apoio Acadêmico.

 
DOS CASOS OMISSOS

Artigo 10 - Os casos Omissos serão resolvidos pelo Conselho de Curso de Graduação em Zootecnia (CCG-Z).

 

Dracena, 19 de maio de 2010.

 

PROF. DR. MÁRIO DE BENI ARRIGONI
Coordenador Executivo
Campus Experimental de Dracena

 

 

 

 

 

 

 

       
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Câmpus Experimental de Dracena