:: UNESP : Câmpus Experimental de Dracena ::
Câmpus Experimental de Dracena
Câmpus Experimental de Dracena
     
 
Estágios : Manual de Estágios :::
I - Estágios

O estágio é definido como todas as atividades não formais de aprendizagem, realizadas no âmbito da Escola, ou fora dela, devidamente orientadas e supervisionadas, cuja finalidade é a de proporcionar experiência prática na linha de formação, estando em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, funcionando como instrumento de integração em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, cultural e científico e de relacionamento humano.

 
II - Estagiários
São alunos regularmente matriculados que freqüentam, efetivamente, cursos vinculados à estrutura do ensino público e particular, de educação superior, de educação profissional, do ensino médio e de educação especial, aceitos por pessoas jurídicas de direito privado, órgãos da administração pública e instituições de ensino, para o desenvolvimento de atividades relacionadas à sua área de formação.
 
ALUNOS DA UNESP - CAMPUS DE DRACENA
 
III - Estágios Externos

São realizados em empresas, instituições oficiais ou particulares de ensino, pesquisa e extensão, órgãos governamentais, propriedades rurais, micro-empresas etc.
São realizados com anuência obrigatória da Comissão de Estágios da UNESP - Campus de Dracena.
Os Estágios realizados fora do Campus da UNESP - Dracena, aos quais se atribuí créditos, são gerenciados pela Comissão de Estágios da Unidade.
Para a realização do Estágio é necessário o preenchimento do Formulário para Solicitação de Estágio.
Ao término do estágio o aluno deverá entregar o Relatório Final de Estágio acompanhado do referido certificado, declaração ou equivalente.
Os formulários e orientações para preenchimento podem ser obtidos na Seção Técnica Acadêmica da Unidade.

 
IV - Estágios Não Obrigatórios
O estágio extracurricular compreende o conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo estudante na Comunidade, Empresas e Instituições, visando o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na Universidade, devidamente acompanhado pelo supervisor responsável e pela Instituição de Ensino. O estágio extracurricular é uma atividade acadêmica e deve ser exercida exclusivamente por alunos regularmente matriculados e freqüentando curso superior, em qualquer período, podendo ser solicitado seu computo como atividades complementares do curso (20 créditos obrigatórios).
 
V - Estágios Supervisionados Obrigatórios
O Estágio Supervisionado Obrigatório constará de 36 créditos (540 horas), a serem cumprido no 9º ou 10º período, e só poderá ser iniciado após cumprimento dos créditos em Disciplinas Obrigatórias (174 créditos), o mínimo em Optativas (10 créditos) e o mínimo em Atividades Complementares (20 créditos). O aluno matriculado no Estágio obrigatório não poderá cursar nenhuma outra disciplina. O Regulamento desta modalidade de estágio encontra-se disponível na área do Estágio Supervisionado Obrigatório.
 
ALUNOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES

Alunos vinculados a cursos de graduação da Unesp ou de outras Universidades Públicas ou Privadas que desejarem realizar estágio na UNESP - Campus de Dracena, deverão seguir as normas estabelecidas pela Comissão de Estágio da Unidade.
Documentos necessários:
- Solicitação de Estágio.
A emissão do certificado ficará vinculada à entrega do relatório de estágio.
Os formulários e orientações para preenchimento podem ser obtidos na Seção Técnica Acadêmica da Unidade.

Em todos os tipos de Estágios o Aluno deverá estar segurado contra acidentes. As despesas correrão por conta da empresa/instituição, sem ônus para a Universidade, exceto no Estágio Supervisionado Obrigatório dos alunos deste Campus.

 
OUTRAS INFORMAÇÕES

Saúde e segurança no trabalho
- Os estagiários deverão manter alerta a mentalidade prevencionista para que todos pensem e procedam de modo seguro, pois a prevenção de acidentes não depende somente de boas condições materiais, mas principalmente, do elemento humano, ou seja, você;
- Leia as normas de segurança e use equipamentos de proteção adequados para cada tipo de trabalho executado. Utilizando-os você estará prevenindo acidentes, mesmo nas atividades rotineiras;
- Todos os alunos de graduação da UNESP de Dracena, devido aos riscos a que se submetem em atividades de estágio e locais a serem visitados, deverão ser imunizados contra tétano, febre amarela, e pré-exposição anti-rábica. São vacinas extremamente seguras e eficazes. Para tanto, serão desenvolvidas campanhas com ampla divulgação interna visando tal imunização.

 

 

 

 

 

 

 

       
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Câmpus Experimental de Dracena