:: UNESP : Câmpus Experimental de Dracena ::
Câmpus Experimental de Dracena
Câmpus Experimental de Dracena
     
 
Graduação : Laboratórios :::

O Câmpus Experimental de Dracena possui vários laboratórios didáticos e de pesquisa, com equipamentos modernos, de última geração, que atendem às necessidades do curso de Zootecnia.

Os laboratórios disponívies são: Informática, Química e Bioquímica, Solos e Fertilizantes, Morfofisiologia Vegetal e Plantas Forrageiras, Anatomia Animal, Microscopia, Laboratório de Computação Científica Aplicada à Zootecnia, Laboratório de Histologia e Fisiologia, Bromatologia e TPOA, Insetos úteis, Microbiologia, Higiene Zootécnica e Parasitologia, Aquicultura, Reprodução Animal e Biotério.

O Câmpus conta ainda com vários setores de criação:
1. Campo Experimental: 20 alqueires para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa na área de Agrostologia.

2. Setor de Avicultura: 1 Galpão de postura de 120 m², 1 Galpão de frangos de corte de 181 m² e fábrica de ração. 1 Galpão de codornas de 30 m2 contendo gaiolas, sistema de ventilação e circulação de água com capacidade para 240 aves.

3. Setor de Ovinocultura com 4 ha com capacidade para 200 animais, 10 baias e fábrica de ração.

4. Setor de Apicultura: O apiário do Campus de Dracena possui área de 500m2, no qual há 20 colmeias de abelhas melíferas (Apis mellifera L.) Africanizadas e Européias.

5. Setor de Aquicultura: área de alvenaria com 30 m2, onde estão dispostas 25 caixas de polietileno com capacidade para 100 L de volume útil, abastecidas através de fluxo contínuo de água proveniente de poço artesiano. Dispõe de sopradores de ar (capacidade: 1,2 m3/min), mangueiras de silicone e pedras porosas para fornecimento de oxigênio dissolvido aos animais estocados no laboratório. A temperatura da água é mantida constante através de aquecedores acionados por termostato e a luminosidade é mantida através de um conjunto de lâmpadas fluorescentes acionadas por um temporizador digital.

6. Setor de Sericicultura: galpão com área de 30 m2 contendo camas de criação, bosques e peladeira, além de um amoreiral de 600 m2.

7. Convênio com a Fazenda Ikeda com área de 160 ha onde funciona o setor de bovinocultura de corte.

 

 

 

 

 

 

 

       
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Câmpus Experimental de Dracena