:: UNESP : Câmpus Experimental de Dracena ::
Câmpus Experimental de Dracena
Câmpus Experimental de Dracena
     
 
Histórico :::
 
BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA DA UNESP DRACENA

O processo de criação do Campus Experimental de Dracena teve seu início em reunião Extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, realizada no dia 28 de novembro de 2002, no Campus de Araçatuba – SP, na gestão do Prof. Dr. José Carlos Souza Trindade.

Mais tarde, o Magnífico Reitor instituiu o Curso de Bacharelado em Zootecnia do Campus de Dracena, pela Resolução Unesp Nº 18, de 10 de abril de 2003, publicada no DOE de 11/04/2003, graças a uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, Prefeitura Municipal de Dracena e Governo do Estado de São Paulo.

Diversos foram os motivos que fundamentaram a criação do referido Curso na cidade de Dracena, como a existência de rios de pequeno e médio porte na região; a carência de ensino superior público na Nova Alta Paulista; o baixo desenvolvimento econômico de vários municípios regionais e a economia regional movida, essencialmente, pela agricultura e pecuária, apresentando todos os elementos necessários à criação e desenvolvimento de empresas de agronegócios. Além disso, sua natural vocação para a produção animal, pois a região apresenta grande diversificação agropecuária, como gado de corte e leite; avicultura de corte e postura; suinocultura; piscicultura; ovinocultura; cunicultura; entre outros. As diferenças de manejo e adoção de tecnologia entre as propriedades da região fornecem um vasto campo para as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, pilares da universidade pública.

A Faculdade de Zootecnia do Campus de Dracena teve suas atividades iniciadas provisoriamente nas instalações físicas cedidas pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura - Fundec, sediada no centro do Município de Dracena. O projeto pedagógico foi coordenado pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Alessi e o Curso de Zootecnia da Unesp – Dracena teve seu início no dia 18 de agosto de 2003. Na ocasião, a Unidade de Dracena tinha como Coordenador Executivo, o Prof. Dr. José Antônio Marques e como Coordenador de Implantação do Projeto Pedagógico, o Prof. Dr. Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo.

A Resolução Unesp Nº 38, de 30 de julho de 2004 estabeleceu a estrutura curricular do Curso de Zootecnia, que, durante seus anos de existência, já ofereceu 320 vagas, distribuídas em 08 (oito) concursos vestibulares, cada um selecionando 40 alunos para abertura de novas turmas. Os referidos vestibulares aconteceram sempre em meio de ano, exceto o segundo, que ocorreu no final de 2003.

Em meados de 2005, o Prof. Dr. Mário De Beni Arrigoni assumiu a Coordenadoria Executiva do Campus local, e no final desse ano, foi criado o primeiro Conselho de Curso de Graduação, tendo como Coordenador de Curso, o Prof. Dr. Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo.

No dia 28 de março de 2006, foram inauguradas as instalações físicas do Campus da Unesp Dracena, localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), na altura do Km 651, no Município de Dracena. O evento, organizado em conjunto com a Prefeitura Municipal de Dracena, contou com as ilustres presenças do Exmo. Governador do Estado de São Paulo no período de 2003 a 2006, Geraldo Alkmin, e do então Magnífico Reitor da Universidade Estadual Paulista, Prof. Dr. Marcos Macari.

Até 2009, a Coordenação do Campus era indicada pela Reitoria. Porém, a partir de um processo eleitoral realizado no final de 2008, que contou com a participação de alunos, funcionários e professores, a nova Diretoria foi eleita pelo primeiro mandato de quatro anos. Portanto, no dia 12 de março de 2009, no Auditório “Geraldo Mariano Alves”, pertencente à Fundec, localizado à Av. Alcides Chacon Couto, nº 395, Bairro Metrópole, em Dracena, foi realizada a cerimônia de posse da primeira Diretoria da Unesp de Dracena, composta pelo Prof. Dr. Mário De Beni Arrigoni e Prof. Dr. Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, respectivamente Coordenador e Vice-Coordenador Executivo. A cerimônia foi presidida pelo Magnífico Reitor da Unesp, Prof. Dr. Herman Jacobus Cornelis Voorwald e contou com a presença de  autoridades locais e da região, além de membros da comunidade unespiana.

Atualmente, o Campus de Dracena conta com diversas instalações físicas, que abrigam salas de aulas, biblioteca, administração, sala de docentes, laboratórios didáticos e de pesquisa, sala de docentes, cantina, auditório, instalações zootécnicas, entre outros. O corpo docente é composto por 23 (vinte e três) docentes, dentre Doutores e Mestres, sendo metade contratados em Regime de Dedicação Integral e Parcial (RDIDP), que além do magistério, vem desenvolvendo importantes pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Desde a criação do Curso, foram realizados diversos eventos científicos, que contaram com participação direta dos docentes, funcionários e alunos, desde o planejamento até a execução.

O Curso de Zootecnia da Unesp Dracena tem tido como principal objetivo, a formação de profissionais de nível superior, com sólida base de conhecimentos científicos, capacitados a atuar junto aos meios de produção, pesquisa, ensino e extensão zootécnica, agregando valores e otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis, com tecnologias social, ambiental e economicamente adaptáveis, visando ao aumento da produtividade animal.

Em função de todo esse potencial, dedicação e empenho, o Curso de Zootecnia da Unesp de Dracena foi coroado no ENADE 2007, sendo classificado entre os 07 (sete) melhores do Brasil.

 

       
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Câmpus Experimental de Dracena