Projeto Cão Cidadão na Unesp de Dracena

26/04/2011

No dia 26 de Abril, na Unesp de Dracena foram realizadas palestras à pedido da Professora Maria Luiza Poiatti, sobre o projeto de extensão universitária Cão Cidadão da Unesp de Araçatuba, coordenado pela Professora Valéria Oliva. O convite foi realizado para que houvesse uma troca de experiências, pois a Unesp de Dracena está aderindo ao projeto Cão Cidadão, que inicialmente irá atender a “Casa dos Velhos” e “APAE - Dracena”,  foram realizadas visitas as duas instituições, com as cadelas da raça labrador, Happy e Clara da Unesp de Araçatuba.

O projeto consiste em realizar Terapia Assistida por Animais, no caso cães, a pessoas de terceira idade, reclusas em instituições de assistência; observar a influência da terapia sobre a saúde e a qualidade de vida dos idosos assistidos, assim como dos portadores de necessidades especiais e analisar os parâmetros comportamentais dos cães.

As visitas serão semanais, com hora marcada na APAE e Casa dos Velhos, participarão do projeto cinco alunos do Campus de Dracena, todos bolsistas da PROEX, os alunos se dividirão em duas equipes para desenvolver as atividades, e futuramente o projeto será ampliado para outras instituições do município, segundo a Professora Maria Luiza os cães podem ser da comunidade, desde que atendidos alguns requisitos, e a comunidade já está se envolvendo com o projeto e buscando informações de como ajudar nesse belo trabalho.

O médico veterinário Ivan José Borges irá apoiar o projeto, e ressaltou sobre a importância de características como docilidade, temperamento calmo e juventude dos cães participantes. Os animais serão avaliados e acompanhados para que não desenvolvam enfermidades. E serão adestrados voluntariamente pela equipe de profissionais formada por Eduardo Palma, Valdenir Munhoz, Elcio de Oliveira e Luiz Gustavo Neri Zani.

A prefeitura municipal também está envolvida, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Darcy Rejani comentou que o projeto Cão Cidadão da Unesp de Dracena é relevante e trará benefícios para o público atendido.

Equipe do Projeto Cão Cidadão da Unesp de Araçatuba e Dracena
Ouvintes das palestras