Poder Legislativo de Dracena apóia vinda de novo curso para Campus da Unesp

18/05/2011

No dia 5 de maio, o presidente da Câmara Nelson Buzinaro, em visitou a UNESP de Dracena, foi recebido pelo diretor da Instituição Mário de Beni Arrigone, o vice-diretor Paulo Alexandre M. de Figueiredo, e os coordenadores de curso os professores Fábio Erminio Mingatto e Daniel Nicodemo.

Foram repassadas as informações de que hoje o campus possui área de 17 alqueires e que a área nova recentemente aprovada pela Câmara será destinada a construção de laboratórios para aulas práticas. A instituição conta hoje com 172 alunos do curso de Zootecnia, oriundos de diversas cidades; e que este ano terá a quinta formatura do curso. O corpo docente é composto por 21 professores e o suporte pedagógico conta com um diretor, um vice-diretor, supervisores e coordenadores de curso. O quadro de funcionários é composto basicamente por pessoas de Dracena, todos concursados.

O diretor Mário informou que o orçamento da instituição para este ano em curso foi da ordem de R$ 1 milhão, além das verbas recebidas de R$ 1,5 milhão para a construção da biblioteca que, inclusive, já se encontra em andamento; de R$ 1 milhão para construção de um galpão para máquinas e implementos e mais 250 mil para cercamento da área e construção de um laboratório de campo. Recentemente a unidade de Dracena recebeu um ônibus, e possui dinheiro em caixa para a aquisição de um trator.

Atualmente existem no estado 33 campus distribuídos em 23 cidades. A grande notícia é que está em andamento seguindo os trâmites legais a implantação de mais um curso para o ano letivo de 2012, provavelmente o de Agronomia. O que será uma grande conquista para Dracena, haja vista as características da região.

Serão criados para o ano de 2012 somente cinco novos cursos em todo o estado, como existem 33 campus, a destinação de mais um curso para Dracena será uma grande e merecida vitória desta equipe que hoje administra a instituição.

O campus da Unesp de Dracena possui orçamento próprio estando hoje desvinculado da Administração Municipal, graças à aprovação de projeto pela Câmara Municipal. Com a vinda do novo curso será injetado no orçamento aproximadamente mais cinco milhões de reais.

Atualmente além do curso de Zootecnia a Universidade conta com a especialização em pecuária de corte; oferece cursos noturnos pré-vestibulares; teleconferência todas as segundas e quintas-feiras em pedagogia e conta também em andamento 44 projetos de extensão para a comunidade e bolsa de R$ 300 para cada aluno do referido projeto.

Encontra-se tramitando em parceria com a universidade de Ilha Solteira a instalação de pós-graduação em mestrado e doutorado.

O campus se localiza em ponto estratégico próximo da cidade e ao lado da rodovia. A comissão visitou espaços físicos da instituição. O presidente Nelson considerou a visita muito proveitosa, e parabenizou toda a direção e funcionários e colocou a Câmara Municipal de Dracena e os vereadores à disposição da instituição para o que for necessário.

Janaina Carolina de Sá e
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Dracena