Atividades do Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas (NEPP)

10/06/2011

No dia 10 de Junho de 2011 foi realizada uma palestra do NEPP (Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas da UNESP), a qual foi ministrada pela Professora Maria Angela de Moraes Cordeiro, da UNESP - Campus de Ilha Solteira e membro do grupo gestor do NEPP.

A preocupação dos professores com a melhoria do ensino na UNESP iniciou desde a criação da Universidade, ainda na década de 1970. As idéias desenvolvidas atualmente no NEPP começaram na década de 1990, principalmente em Botucatu e Bauru, mas a sua criação formal do Núcleo somente ocorreu em 2008, ficando diretamente ligado a Pró-Reitoria de Graduação. Em 2010 foram estabelecidas as comissões locais das Unidades ou Campus da UNESP, inclusive o de Dracena, sendo responsável pelo desenvolvimento de atividades de formação dos professores e melhoria da qualidade do ensino. Os programas do NEPP têm como objetivo estimular e promover atividades de formação sobre a prática pedagógica dos docentes, acolher e apoiar iniciativas na área pedagógica apresentadas pelas unidades universitárias, colaborar com os Conselhos de Curso de graduação no desenvolvimento de suas atividades, produzir conhecimento científico no campo da educação superior e do ensino de áreas específicas, e produzir e assessorar a produção de material didático.

O Campus Experimental de Dracena da UNESP faz parte do Pólo 2, juntamente com os campus de Tupã, Araçatuba e Bauru. O NEPP vem colaborando para atender as necessidades dos docentes do Campus e na formação do zootecnista, pois devido à mudança de perfil dos alunos é necessário se adaptar as novas gerações e fazer com que apesar das mudanças, esses alunos saiam da universidade com o melhor perfil profissional possível, atendendo assim as necessidades do mercado, e melhorando a qualidade da formação profissional. Cada campus realiza sua programação conforme as necessidades, e no caso do Campus de Dracena essas atividades estão sendo desenvolvidas juntamente com a Coordenação do Curso de Zootecnia (Professores Fábio Ermínio Mingatto e Daniel Nicodemo), já a comissão local do NEPP é integrada pelos Professores Gelci Carlos Lupatini, Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, Omar Jorge Sabbag e Flávia Thomaz Verechia Pereira.

Para maiores informações acesse: http://www.ibb.unesp.br/nepp/index.php