NEQUI – NÚCLEO DE ESTUDOS E EXTENSÃO SOBRE EQUIDEOS DA UNESP DE DRACENA

02/09/2011

O NEQUI é um grupo de estudos e extensão sobre equídeos, fundado no dia 6 de abril de 2010, que surgiu da união dos acadêmicos com a Profª Kátia de Oliveira, pela vontade dos mesmos em adquirir maior conhecimento sobre a criação e treinamento destes animais. O aprendizado é adquirido por meio de palestras realizadas semanalmente na unidade da faculdade e pelas atividades de extensão. As assistências incluem visitas aos centros de equoterapia da cidade de Dracena/SP, onde são realizados exercícios com os equinos, visando melhor recuperação dos pacientes com necessidades especiais, projetos para a reforma dos piquetes e de carroceiros de Dracena, no qual são analisadas as prioridades zootécnicas dos animais utilizados para tal serviço, com o intuito de orientar os trabalhadores na atividade para que cuidem corretamente de seus cavalos. Ainda, o NEQUI realiza atividades de extensão em haras da região que possuem animais destinados aos esportes da equitação western. Estas modalidades equestres exigem muito da condição física dos equinos, tornando-se comum a ocorrência de algum tipo de fadiga ou desequilíbrio muscular, que com o auxílio de massoterapia, alongamento, ginástica terapêutica e de pilates, reequilibram o cavalo, reabilitando-os às suas funções atléticas nas competições, de maneira saudável e sem dor. Desta forma, o grupo conta com apoio de todos os envolvidos, alunos e docente, para que as atividades de extensão sejam realizadas com êxito e, assim, aprofundando os conhecimentos teóricos e práticos sobre os equideos.

Informações: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002780362900

Prof.ª Dr.ª Kátia de Oliveira: (18) 3821-8157