:: UNESP : Câmpus Experimental de Dracena ::
Câmpus Experimental de Dracena
Câmpus Experimental de Dracena
     
 
Notícias :::
II Prova de Ganho de Peso de Ovinos da Nova Alta Paulista

 

21/09/2011

Teve início no dia 21 (quarta-feira) de setembro de 2011, no Núcleo de Ovinocultura da Nova Alta Paulista, a 2ª Prova de Ganho de Peso de Ovinos (PGPO) coordenada pela UNESP-Dracena. A PGPO tem como objetivo submeter os animais sob as mesmas condições de ambiente, manejo e alimentação, para que possam ser avaliados para o seu mérito genético pelas informações de seu próprio desempenho. Os animais com maior mérito genético tornam-se os candidatos a futuros reprodutores.

Os animais enviados à prova devem ser do sexo masculino com idade entre 60 e 90 dias e pertencentes aos seguintes grupos genéticos (raças): Dorper, Texel, Suffolk, Ile de France e Santa Inês.

As características avaliadas serão ganho de peso médio diário, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea, sendo as duas últimas mensuradas por meio de ultrassonografia.

A duração da prova é de 75 dias, sendo os primeiros 15 dias destinados a adaptação alimentar dos animais e os outros 60 dias o período de prova propriamente dita. No período de adaptação será fornecida uma ração com 15% de concentrado e 75% de volumoso, sendo ajustada, gradativamente, até a proporção da ração da prova que é formulada com 75% de concentrado e 15% de volumoso.

As pesagens serão realizadas a cada 14 dias e ao final de cada será emitido um relatório denominado Relatório de Pesagem Intermediário (RPI) que será enviado para cada produtor participante com informações sobre o desempenho de todos os animais.

Ao término da PGPO, será elaborado um Catálogo Final da Prova (CFP) com os resultados finais da mesma, contendo informações sobre o desempenho e classificação dos animais. A organização da prova emitirá Certificados de Participação para os produtores e Indicadores de Produção aos 20% melhores de cada prova.

No dia 17 de Dezembro, no período da manhã, ocorrerá o II dia de campo, onde assuntos técnicos diretamente associados a produção de ovinos serão tratados. No período da tarde ocorrerá o I Leilão de Reprodutores Jovens do Núcleo de Ovinos da Nova Alta Paulista, cuja finalidade principal é disseminar material genético testado e de qualidade pelos rebanhos da região.

 
Equipe organizadora:
Sirlei Aparecida Maestá
Ricardo da Fonseca
Ricardo Velludo Gomes de Soutello
Adriano Barbieri
Daniel Hideki Mariano Watanabe
Michele Porto Pires
Paula Sayuri Kawakami
Patricia Kaliny Andrade Silva
Rafael Keith Ono
Vitor Verniz
 
Contato:

Ricardo da Fonseca (LuCCA-Z): 3821-8152

Sirlei Aparecida Maestá: 3821-8155

 

Ricardo da Fonseca
       
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Câmpus Experimental de Dracena